sábado, 19 de dezembro de 2009
Avaliação
Para Tyler (1979), cuja proposta se constitui forte
referência no meio educacional, o processo de avaliação consiste
em determinar em que medida os objetivos educacionais estão
sendo atingidos e como visam a produzir mudanças de
comportamento. Para ele (1979, p.99), a "avaliação é o processo
mediante o qual se determina o grau em que essas mudanças de
comportamento estão realmente ocorrendo".
Muito já se pesquisou e estudou sobre os objetivos da avaliação, mas até hoje existem pessoas que confundem o verdadeiro sentido da avaliação e acabam fazendo uma avaliação classificatória.
O professor deveria se valer da avaliação com os seguintes objetivos: conhecer melhor o seu aluno, constatar o que está sendo aprendido, adequar o processo de ensino aos alunos enquanto grupo, contemplando nos objetivos propostos os alunos que apresentam dificuldades, bem como os alunos com necessidades especiais, julgando globalmente o processo de ensino-aprendizagem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário