quinta-feira, 29 de abril de 2010
Computador como um aliado...
Meu aluno Eduardo, que reconhece as letras, números (até com 2 algarismos), lê algumas palavras e até está fazendo contas de multiplicação porém não mostra interesse nas atividades manuais (faz as atividades " aos trancos"). No pátio, só quer jogar bola (nas atividades dirigidas não tem atenção nas ordens dadas e demosntra muita dificuldade ao realizá-las). Na rodinha, ele só fala em vídeo-game e futebol. Ele joga muito vídeo-game e passa muito tempo no computador ( pelo que ele me relata, ele aprende tudo o que sabe com jogos do computador- é até assustador, pois ele chega a falar idêntico como o computador "fala" nos jogos, meio "robonizado"). Às vezes eu fico pensando se ele sabe mesmo ou se só memorizou tudo, jogando no computador.
Ao meu ver, o computador é uma ferramenta para a alfabetização e não um alfabetizador. Mas, como estamos na era da tecnologia, daqui prá frente acredito que isso irá ocorrer com mais frequência. Então...Como fazer esta "decoreba" toda se transformar em aprendizagem com raciocínio?... Eis a questão...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi Isabel!! Ótimo questionamento que nos remete a um grande desafio. Abraços!!
Postar um comentário