segunda-feira, 11 de maio de 2009

Reflexão sobre a arte de fazer pergunta


Olhando o portifólio da colega Giovana Canani que, diga-se de passagem, está maravilhoso, foi lançado o desafio de refletirmos sobre a arte de fazer perguntas. Acredito que quem pergunta, conhece melhor e para conhecer temos que perguntar. Porém, existe vários tipos de perguntas: pergunta de investigação, de informação, de esclarecimento... e ninguém nasce "perguntador". Perguntar requer uma habilidade adquirida com muito esforço. Esforço esse que estamos "experimentando" na interdisciplina de Seminário Integrador. Estamos aprendendo a organizar a nossa própria pergunta, através dos PAs. Contudo, isso não é fácil. Uma pergunta deve estar a serviço do desenvolvimento do próprio raciocínio de quem pergunta, ou seja, aprender a ouvir é importante para questionar. Acredito que duvidar é a melhor técnica de perguntar. É exatamente no processo de construção de idéias que devemos conduzir a arte de bem elaborar perguntas expressivas e com sentido. Como diz o educador Rubem Alves:" O que destrói as pessoas não é o sofrimento. Somos capazes de aceitar os maiores sofrimentos se existe, ao final, a chama da alegria. O que destrói as pessoas é a falta de sentido".(livro: "Por uma educação romântica").
A arte de avaliar uma pergunta é que é difícil. Envolve muita coisa...amizade que tu tens pela pessoa, ou não;o que tu sabe sobre aquela pergunta(o que pode ser uma pegunta simples prá ti, pode ser uma grande pergunta pra mim, ou vice-versa...
Enfim...
Não é nada fácil avaliar e nem fazer uma pergunta. quantas vezes nós, professores, não fizemos perguntas horríveis(sem pé nem cabeça) nas provas que aplicamos para os nossos alunos? Que atire a primeira pedra quem não fez.

3 comentários:

Melissa disse...

Ótimo :-)
Legal ter aceito a sugestão :-)

E a arte de avaliar uma pergunta? Qual sua opinião?
Beijos
Melissa

isabel disse...

Olá melissa!
A arte de avaliar uma pergunta é que é difícil. Envolve muita coisa...amizade que tu tens pela pessoa, ou não;o que tu sabe sobre aquela pergunta(o que pode ser uma pegunta simples prá ti, pode ser uma grande pergunta pra mim, ou vice-versa...
Enfim...
Não é nada fácil avaliar e nem fazer uma pergunta. quantas vezes nós, professores, não fizemos perguntas horríveis(sem pé nem cabeça) nas provas que aplicamos para os nossos alunos? Que atire a primeira pedra quem não fez.
Beijos
Isabel

Melissa disse...

Complemente tua postagem com a resposta que me deu ;-)
Beijinhos
Melissa