quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Que aprendizagens se consolidaram ao preparar a síntese-reflexão?


Como nos semestres anteriores, várias foram as aprendizagens que se consolidaram ao preparar a síntese-reflexão: # percebi que as perguntas são muito importantes durante toda a nossa caminhada de dicente e de docente (se não formos questionadores, não nos motivaremos para aprender cada vez mais, pois tudo parte de uma "simples" pergunta); #compreendi, mais claramente, que nós precisamos nos interar da tecnologia, visto que nossos alunos já estão a dominando a muito tempo (como professores, acredito que nunca devemos "parar no tempo", precisamos sempre nos "reciclar" e aprender cada vez mais, para, então, podermos auxiliar nossos alunos), # as aulas de ciências só evidenciaram o quanto o professor pode fazer com que o aluno se motive a procurar o conhecimento, sendo um professor dinâmico, que faça o aluno se apaixonar pela disciplina (assim que eu pretendo ser). Como diz Paulo Freire, em seu livro: Por uma educação romântica: "...os verdadeiros professores são imortais, porque, engravidando o desejo do conhecimento, ensinam a pensar e a criar".

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Isabel, penso que com essa visão retrospectiva sobre a escrita e sobre o que foi escrito podemos dar-nos conta justamente de aspectos que foram importantes na nossa caminhada e na forma como expressamos eles para os outros na forma de texto. Que as aprendizagens que construiste sejam a "mola propulsora" daquelas que serão construidas nesse semestre. Abração, Sibicca