sexta-feira, 18 de abril de 2008
A importância da observação
Olá para todos!
Tivemos que desenvolver a "prática do desenho" com nosso turma , o que foi bem legal para que eu percebesse que essa "simples" atividade colaborou para montar três projetos "riquíssimos" de Ciências.
Bem! Como eu trabalho com alunos de 4 e 5 anos, resolvi dividir a folha de desenho em quatro partes e pedir para que eles desenhassem: borboleta, robô, bola e flor. Quando começamos a atividade, logo, uma aluno me perguntou: "Profe, borboleta tem olho ?"(fiquei estarrecida com a pergunta que gerou um tema de casa: pesquisar se borboleta tem olho). Depois, ao desenhar um robô, outro aluno, comparando o seu desenho e o do colega, Comentou:"Olha profe, o colega não fez o braço do robô"( então, no dia seguinte, peguri um boneco e pedi que eles nomeassem as partes do seu corpo, depois, fomos na frente do espelho nomear as nossas). Outra aluna, ao desenhar a sua flor, percebeu que a colega do lado não tinha feito o "cabinho"(pedi que eles plhassem pela janela para verem se, realmente, flor tem cabo- todos disseram que sim- então nomeei o "cabinho" dizendo que é a parte da planta que se chama caule).
Com esta atividade constatei que , realmente, como o professor falou na aula presencial, a palavra chave é PERCEPÇÂO. Eu ainda agrego a palavra observação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário