segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Visita a 6ªBienal


"A 6ª Bienal do Mercosul entende a arte como um processo educativo e, por conseqüência, a educação como uma atividade artística e transformadora".
Depois de visitar a bienal(pois nunca tinha visitado antes) que fui entender o significado desta frase que coloquei acima.
Apesar de achar a arte contemporânea um tanto "esquisita", ela evidencia uma nova concepção de arte, ou seja, ela quer nos mostrar que cada atividade artística que fizermos com a intenção de fazer nosso aluno refletir, pensar e repensar( ou até mesmo rever seus conceitos) faz parte dum processo educativo e transformador. Eu confesso que , até então, não via arte contemporânea com esses olhos.
Eu não conseguia entender como as obras poderiam, por exemplo, "conversar" entre si. Foi uma experiência única visitar a bienal! Me senti mais perto dos autores, procurando entender seu ponto de vista e o que ele realmente queria dizer com sua obra.
Hoje, na rodinha das novidades, comentei com meus alunos do JNA sobre o que eu vi na bienal e fiquei surpresa com o interesse deles. Eles queriam saber tudo! O que era bienal, se lá só tinha livros(eles imaginavam que era como uma feira do livro), se tinha "coisas bonitas", se dava para comprar as obras, se eu iria levá-los lá... Foi muito legal!
Neste momento eu pude mais uma vez comprovar como é importante falarmos sobre nossas experiências com nossos alunos!
Andei pesquisando um pouco sobre bienal e descobri que existe bienal do livro, do design,de antiguidades. Vejam só, que legal! Meus alunos não estavam muito "errados" não!

Nenhum comentário: