terça-feira, 16 de outubro de 2007

"O brincar está para a criança, como o trabalho está para o adulto"


Uma grande evidência desta frase foi uma cena que eu presenciei dentro da sala a alguns dias. Os alunos estavam brincando (brinquedo livre) e um chamou o outro que respondeu, concentrado no seu brinquedo(jogo de montar):"Ah! Espera um pouco! Não tá vendo que tô trabalhando?".
"O brincar possibilita à criança desenvolver sua imaginação, expressar seus dramas e construir sua consciência da realidade". Portanto, a brincadeira é a ação que a criança desempenha ao concretizar as regras do jogo, mergulhando na ação lúdica.

2 comentários:

elisabetebceron disse...

certamente o brincar é um instrumento importante para desenvolver a criança,pois ela reorganiza suas experências e cria espaço para a reconstrução do conhecimento.O brincar permite que a criança saiba lidar melhor com as emoções.Será que os professores estão sabendo aproveitar a potencialidade do lúdico na educação? O que achas?

isabel disse...

Oi Bete!
Da minha parte, eu procuro aproveitar o máximo possível. Mas, infelizmente, ainda têm professores que acham que brincar é perca de tempo( é lastimável).Beijos.Isabel