sábado, 29 de agosto de 2009

Metodologia de Comênio


Ao ler os textos referetes a Comênio sobre as metodologias de ensino, fui percebendo o quão importante é trabalharmos a partir de imagens com nossos alunos. Pois podemos instigar , desafiar eles a fazerm questionamentos e, assim, trabalhar não só os conteúdos mas, também, o emocional visto que eles poderão expressar-se verbalmente, relatando tudo o que sentem ao olhar para aquela determinada imagem. Eu já vinha trabalhando com meus alunos, porém com menas intensidade. Agora, a partir das leituras feitas, acredito que darei mais ênfase nesse tipo de metodologia de ensino.

6 comentários:

celilutz1 disse...

Querida Isabel:
Muito boa a tua reflexão sobre a importância de trabalhar a partir de imagens com os alunos. Imagens falam por si só, cada pessoa faz a leitura das mesmas conforme a sua bagagem, a sua experiência. Assim, vale lembrar do quanto o aluno poderá ampliar os seus conhecimentos ouvindo o que cada um dos colegas de aula tem a expressar sobre determinada imagem em estudo, e contando com uma mediação séria, refletida, feita pelo seu professor, preocupado com a observação de detalhes, de pistas ainda não percebidas até aquele momento. Um leque terá sido aberto.
Já pensaste em algum tema, em especial, que pretendes trabalhar, explorando mais o recurso imagens? Compartilha conosco o trabalho que realizares.
Grande abraço.
Celi

isabel disse...

Olá Celi!
Já havia postado este comentário ontem, mas não sei porque não apareceu. Então, estou postando hoje também...
Bem. O meu objetivo maior é desenvolver a sensibilidade e a percepção (visão de mundo)nos alunos. Para, a partir daí, poder incluir os conteúdos que estão no currículo nas diversas disciplinas.
Beijocas
Isabel

celilutz1 disse...

Bom trabalho, Isabel.
Abraço.
Celi

Melissa disse...

Oi Isabel :-)
Uma postagem bem argumentada, mas gostaria de chamar tua atenção pois faltam as evidências.
Estas te referindo a um texto, correto? A evidência, neste caso seria trechos da leitura que evidenciem tuas colocações, entende?
Outro exemplo: falas que já vinha trabalhando nesta linha, uma evidência seria colocar como... Que tipo de atividade estava desenvolvendo? Como pensas trabalhar agora?

Pense sobre minhas colocações, ok? Veja se concorda...
Beijos
Melissa

isabel disse...

Olá Melissa!
Respondendo às tuas perguntas:
Estas te referindo a um texto, correto? A evidência, neste caso seria trechos da leitura que evidenciem tuas colocações, entende? Uma parte do texto que relata a importãncia de trabalhar apartir de imagens com os alunos é:Estas te referindo a um texto, correto? "A aprendizagem deve começar, segundo Comênio, a partir dos
sentidos, da percepção, da experiência do aluno, e não a partir de teorias abstratas".
"... ele
propõe que os alunos façam experiências por conta própria e aprendam a partir das
próprias observações ...".O tipo de atividade eu já havia falado: releitura do mundo através de imagens, de obras de arte.
Consegui me fazer entender?
Aguardo retorno e um ótimo final de semana!
Isabel

Melissa disse...

Foi clara :-)
Meu comentário era no sentido de ampliar tuas colocações. Escrever como se fosse para alguem que não sabe do que estas falando... Não e
leu o texto, por exemplo.
A idéia é retornar a estas postagens no futuro e consultá-las. O que escreveu é o suficiente para uma consulta quando a leitura não estiver tão clara em tua memória?
Beijos
Melissa