quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Auto-avaliação 2


Participando do PA, percebi que tive vários avanços em relação á minha aprendizagem.

No começo, prá mim, foi um pouco difícil, visto que eu estava acostumada a fazer grupo por afinidade e não por interesse pelo mesmo tema. Então, comecei fazendo várias pesquisas e mandando para as colegas, motivando-as para que se começasse o nosso projeto. Confesso que no começo eu meio que me dismotivei em relação ao tempo que não estava fechando para podermos nos comunicar. Depois que começou as orientações pelo MSN e gmail, achei mais fácil.

Superado isso, acredito que tive uma boa evolução no quesito comunicação, cooperação, comunicação, iniciativa, interação e participação.

O que mais me marcou no nosso trabalho foi o aprendizado que eu tive para a minha vida. Comentava bastante com todas as pessoas da minha relação , principalmente as gestantes, sobre como proceder para que o feto tenha um bom desenvolvimento cerebral. Estou muito satisfeita pois com isso, pude também fazer com que as pessoas aprendessem um pouco do que é importante para saber como, por exemplo, a questão da importância do ácido fólico no desenvolvimento cerebral do feto.

Acredito que poderia ter auxiliado mais na apresentação visual do nosso trabalho, bem como, no mapa conceitual. Porém, como a Gabriela domina mais a tecnologia, acabei deixando esse parte mais com ela (e ficou ótimo).

No geral, contribuí bastante com o nosso projeto através de pesquisas, entrevista, sugestões e penso que aprendi muito não só em termos de aprendizagem, mas em experimentar uma maneira diferente de fazer um trabalho em grupo e ver que surti mais efeito. Agradeço as colegas, por terem se empenhamo muito ,também. Assim como elas, acredito que eu dei o m´paximo de mim que podia naquele momento!

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Princípios da concepção de gestão democrática


* autonomia da escola e da comunidade educativa;
*relação orgãnica entre a direção e a participação dos membros da equipe escolar;
* envolvimento da comunidade no processo escolar;
*planejamento de atividades;
*formação continuada dos professores, etc...

Dentre outros, isso é o que deveria acontecer nas escolas que dizem ter uma gestão democrática. Mas, infelizmento não é o que vemos nas nossas escolas. Até quando vamos nos iludir e começar a lutar por uma gestão mais democrática nas nossas escolas? O que nos leva, como profissionais da educação, a nos acomodarmos frente a esses fatos?

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Reflexão individual sobre o PA


O PA trouxe muitas possibilidades de aprendizagem. Começou com a aprendizagem de trabalhar com a autonomia de escolher o assunto que mais interessou. Depois, tive que desenvolver muito a antenção para poder estar "por dentro" das novidades no assunto que escolhi. Enfim, além do conteúdo em si, aprendi a ser mais tolerante, colaborativa, mudar meu rítmo de trabalho em função das colegas, etc. Vejo que isso foi o diferencial nesse trabalho. Dificuldade? Houveram muitas, e não só para mim. Porém, com elas também aprendi e cresci bastante. Acredito que a vantagem dessa metodologia é justamente dar a autonomia para o aluno escolher o que vai querer aprender e isso , com certeza, será um grande diferencial a partir de agora na minha prática de sala de aula.