terça-feira, 7 de outubro de 2008
Informativo
Fazendo minhas peaquisas para o projeto de seminário Integrador V, sobre o desenvolvimento cerebral do cérebro, veio à tona a importância da vitamina do ácido fólico:
"O ácido fólico é um derivado da vitamina B, essencial para o desenvolvimento do feto. Os médicos não aconselham engravidar com o nível desta vitamina abaixo do normal. Pesquisas recentes indicaram que uma suplementação alimentar tomada no período pré-gestacional e até que se completem 12 semanas de gravidez diminui o risco de malformação do sistema nervoso da criança".
Ácido fólico pode diminuir risco de malformação congênita.
Propriedades da vitamina
Funções: divisão celular e transmissão de traços hereditários, formação e maturação dos eritrócitos e leucócitos.
Fontes: espinafre, vegetais de folhas verdes, fígado, levedo de cerveja, cenoura, gema de ovo.
Deficiência: diminuição do crescimento, anemia megaloblástica e outros distúrbios sangüíneos, glossites e distúrbios no trato gastrointestinal.
Excesso: interfere na ação farmacológica de drogas anticonvulsivas
Quando eu engravidei dos meus dois filhos mais velhos, os médicos ainda não receitavam essa vitamina. Do meu filho mais novo,comecei a tomar assim que soube que estava grávida, mas o ideal é tomar antes de engravidar.Esta semana assisti a uma reportagem de uma criança que nasceu com só 15% do cérebro devido a falta dessa vitamina na gestação da mãe.
Vejo que todos os projetos de pesquisa/aprendizagem colaboram e muito, também, para o nosso aprendizado individual. Como já afirmava Marx:"todo o conhecimeto deve vir para ajudar a melhorar a vida das pessoas".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi Isabel, pelo visto o projeto está dando o que "pesquisar"! É isso, aí, bom trabalho para o grupo. Abração, Sibicca.
Postar um comentário