quinta-feira, 23 de outubro de 2008

O trabalho docente


Com a leitura do texto: " O trabalho docente, a pedagogia e o ensino", de Tadif , pude reforçar o que eu já acreditava: que o trabalho do educador só tem condições de ser autêntico se for autônomo. E uma das características essenciais dessa autonomia é a capacidade de pensar e decidir por conta própria e de agir coerentemente com suas decisões. Mas de que maneira o educador poderá alcançar essa maturidade no seu trabalho docente? Através da formação continuada.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

O planejamento e o PPP


Lendo os textos, pequizando e fazendo algumas associações com a minha caminhada docente, vejo que o PPP deve ser pensado, discutido e formulado coletivamente, também como forma de construção da autonomia da escola. Pois é um documento que reflete as intenções, os objetivos, as a´pirações e os ideais de toda a comunidade escolar. Acredito que a pergunta mais importante a ser respondida pela equipe escolar no momento da elaboração do PPP é: o que se pode fazer, que medidas devem ser tomadas, para que a escola melhore, para que favoreça uma aprendizagem mais eficaz e para que possa também contribuir na formação de uma cidadão crítico, autônomo e ue saiba pensar.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Informativo


Fazendo minhas peaquisas para o projeto de seminário Integrador V, sobre o desenvolvimento cerebral do cérebro, veio à tona a importância da vitamina do ácido fólico:
"O ácido fólico é um derivado da vitamina B, essencial para o desenvolvimento do feto. Os médicos não aconselham engravidar com o nível desta vitamina abaixo do normal. Pesquisas recentes indicaram que uma suplementação alimentar tomada no período pré-gestacional e até que se completem 12 semanas de gravidez diminui o risco de malformação do sistema nervoso da criança".
Ácido fólico pode diminuir risco de malformação congênita.
Propriedades da vitamina
Funções: divisão celular e transmissão de traços hereditários, formação e maturação dos eritrócitos e leucócitos.
Fontes: espinafre, vegetais de folhas verdes, fígado, levedo de cerveja, cenoura, gema de ovo.
Deficiência: diminuição do crescimento, anemia megaloblástica e outros distúrbios sangüíneos, glossites e distúrbios no trato gastrointestinal.
Excesso: interfere na ação farmacológica de drogas anticonvulsivas

Quando eu engravidei dos meus dois filhos mais velhos, os médicos ainda não receitavam essa vitamina. Do meu filho mais novo,comecei a tomar assim que soube que estava grávida, mas o ideal é tomar antes de engravidar.Esta semana assisti a uma reportagem de uma criança que nasceu com só 15% do cérebro devido a falta dessa vitamina na gestação da mãe.
Vejo que todos os projetos de pesquisa/aprendizagem colaboram e muito, também, para o nosso aprendizado individual. Como já afirmava Marx:"todo o conhecimeto deve vir para ajudar a melhorar a vida das pessoas".

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

A contribuição do marxismo para a educação


Assim como Marx, acredito que a educação, ou seja, todo o conhecimeto deve vir para ajudar a melhorar a vida das pessoas e que essa educação se constitua de métodos para produzir seres humanos integralmente desenvolvidos. Concordo plenamente quando Marx fala que: "Os homens fazem sua própria história, porém não a fazem da maneira como bem entendem; não a fazem em circunstância da sua escolha, mas sim sob aquelas que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado" (materialismo histórico). Sendo assim, de um lado,seria necessário mudar as condições sociais para criar um novo sistema de ensino; de outro, um novo sistema de ensino transformaria as condições sociais.