segunda-feira, 5 de maio de 2008

Tecendo redes de aprendizagem


Acho muito interessante o fórum, que é o lugar onde podemos "tecer redes de aprendizagem", mas resolvi colocar o "meu pensar" aqui no portifólio.
Pois bem, no dia 30/04, a professora Zita fez a segruinte colocação:
"O ensino dos estudos sociais é/pode ser, especialmente, motivador do estudo da realidade a qual o aluno está inserido. A contrução das noções de espaço e tempo ganha sentido para alunos quando o seu objeto de trabalho é a sua própria trajetória de vida ou de seus pais; é a escola e o bairro ou vizinhança na qual está inserida; é a sua cidade. Certamente, pensar o planejamento em estudos sociais a partir da realidade do aluno e de seu acúmulo de saberes torna a aprendizagem mais interessante e com mais sentido para os educandos".
Concordo plenamente, pois posso constatar isso quando saímos para coletar sucatas ( toda a última quinta-feira do mês, saímos para coletar sucatas pelo bairro-pois a escola tem um projeto inserido no PPP sobre a reciclagem de lixo- já temos nossa "clientela" certa, ou seja, as casa que visitamos para coletar. Nesse momento aproveitamos para relatar os lugares por donde passamos, as casa das pessoas conhecidas, o que encontramos pelo caminho e até já surgiu a idéia de fazermos visitas nas casas dos colegas que moram nesse trajeto. O legal é que, além de colaborarmos com a reciclagem, também vamos "cavando" história sobre o bairro e seus habitantes. Os alunos curtem muito!

Nenhum comentário: