sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

SUCATAS- eta coisa boa!


Gosto muito de trabalhar com sucatas. Primeiramente, peço que os alunos manuseiem (sai cada "construção". Depois, conversamos sobre o que será desenvolvido... É bonito de vê-los concentrados, pois eles parecem entrar em transi. Também gosto de utilizar sucatas de tudo que é tamanho nas atividades de psicomotricidade relacional. Com elas, podemos desenvolver diversas habilidades tanto motoras, cognitivas e afetivas. Na minha sala nunca falta sucatas!

2 comentários:

elisabetebceron disse...

Isabel,é bom termos este tipo de material disponivel pois com certeza dá para explorar muito a criatividade dos nossos alunos.Que tipo de sucatas você mais utiliza? O que os teus alunos constroem, fale um pouco mais desta aula.
Beijos!!

isabel disse...

Oi Bete!

Bem, os mteriais mais utilizados são: rolinhos de papel higiênico ( sai cada coisa como: braceletes, binóculos, contsrução de castelos, "olhos saltados", coroa de rei, etc...). Também utilizo bastante caixas de diversos tamanhos nas aulas de psicomotricidade relacional ( que viram: carros, trens, carrinho de bebê, ônibus, casas, cama, carrinho de lomba, etc...). Daí tem uma infinidade de sucatas que os próprios alunos trazem como: caixas de remédio, de pasta de dente, potes de iogurte, rolos de papel toalha, cones de linha, lãs,isopor, tampinhas plásticas e de metal,etc...(esses materiais são bastante utilizados nas aulas de artes para fazer algum brinquedo, fantoche, maquetes, etc...).
Enfim. Utilizamos tudo e um pouco mais de sucatas e restos de tecidos e sai cada maravilha que até eu me espanto. Às vezes, junto com a sucata, eles utilizam tinta ou massa de modelar para dar um acabamento bem legal!
Beijocas
Isabel