quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Trabalho docente = Autonomia



No dia 23 de outubro de 2008, postei uma reflexão referente ao texto de Tardif que falava sobre o trabalho do educador ( que ele só é autêntico se for autônomo).
E de que maneira que isso acontece? Através da formação continuada. Pois, enquanto educadores, não podemos "parar no tempo". Temos que acompanhar as mudanças ( principalmente no que diz respeito à tecnologia, visto que é isso que atrai os alunos. Esta reflexão veio reforçar o que já acreditava e, cada vez mais vejo que temos que nos "reciclar" para, então, podermos fazer uma educação de qualidade e voltada aos interesses dos alunos. Durante todo o curso aprendi muitas coisas novas, outras nem tanto, repensei várias coisas que eu tinha com "verdades", refleti, reformulei hipóteses para formar argumentos... Foi muito bom e ainda está sendo, pois sempre aprendemos em qualquer situação.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Gestão democrática




Em novembro de 2008 fiz uma postagem no blog sobre os princípios da gestão democrática. Logo que começei a lecionar ainda não tinha claro o que era uma gestão democrática. Depois, durante o curso de PEAD, pude aprofundar um poco mais o assunto e acredito que, depois desse aprofundamento, me sinto mais apta a ajudar a escola que trabalho a construir esta gestão democrática naa prática e não só no papel. de que maneira? Opinando, sinalizando para os gestores quando algo não está legal... E isso só tende a refletir positivamente na minha prática e na prática dos meus colegas de trabalho.

sábado, 16 de outubro de 2010

Que descoberta legal!




No sexto semestre tivemos uma interdisciplina de LIBRAS. Esta interdisciplina foi muito importante para mim, pois me abriu horizontes que passaram desapercebidos por mim antes. Lembro que me interessei bastante, pois eu tinha uma aluna com deficiência auditiva e pude aprender como lidar com ela, como fazer para que ela me entendesse e eu a compreendesse melhor. desta forma, pude aprimorar a minha prática pedagógica, crescer profissionalmente e realmente fazer a diferença para esta aluna. Foi maravilhoso!

sábado, 9 de outubro de 2010

Continuando sobre o PA...



Em maio de 2009 postei uma reflexão sobre a arte de fazer perguntas. Uma das competências que desenvolvi/ aprimorei ao longo do curso foi a de perguntar mais. Percebi que se eu perguntasse/instigasse mais os meus alunos ( assim como eles fazem comigo)estaria ajudando a "desvendar" várias dúvidas e poderia ajudá-los tanto afetiva quanto cognitivamente. Isso me fez crescer muito como profissional, pois ajudou muito na minha prática. Percebi, através dos nossos debates sobre a questão de sabermos perguntar, pesquisar, etc, que tudo gira em torno de perguntas.

O trabalho com PA


Neste quarto semestre, o que me fez refletir bastante foi o grande desafio de se trabalhar PA com nossos alunos. Uma das competências que foi desenvolvida nesse trabalho/desafio foi aprimorar a minha metodologia, pois eu já trabalhava através de projetos com meus alunos, buscando várias formas de aguçar a sua curiosidade a fim de que o projeto não perdesse seu encanto. Enquanto professora, aprendi muito ( e continuo aprendendo) com meus alunos e um dos pontos que mais aprendi foi que eu devo ser observadora como as crianças o são. Neste quarto semestre falamos bastante sobre avaliação, o que levou a me auto-avaliar também- avaliar a minha prática e, se for o caso, mudá-la a fim de alcançar os meus objetivos com os alunos.