sábado, 12 de junho de 2010
Formação continuada...
Iniciando o meu Relatório de estágio, comecei a refletir um pouco mais sobre tudo o que aprendemos neste curso e me lembrei da frase de Perrenoud (2002), ensinar é, antes de tudo, agir na urgência, decidir na incerteza. Não tem frase mais certa, né??????? Pensando nisso, resolvi falar um pouco sobre como eu acho importantíssimo o fato de o professor nunca parar de estudar, pesquisar, se reciclar, pois como diz Paulo Freire: "Quando a prática é tomada como curiosidade, então essa prática vai despertar
horizontes de possibilidades. [...] Esse procedimento faz com a que a prática
se dê a uma reflexão e crítica. (FREIRE, 1993 p. 40). O que Freire quiz dizer com isso? Que se estamos em constante formação, sempre iremos refletir sobre a nossa prória prática e e, consequentemente, nos auto-criticaremos e, provavelmente, mudaremos algo da nossa ação.
Marcadores:
Estágio Curricular,
Seminário Integrador VIII
A informática a serviço da educação
Conforme Valente (1993:06):" A mudança da função do computador como meio educacional acontece juntamente com um questionamento da função da escola e do papel do
professor. A verdadeira função do aparato educacional não deve ser a
de ensinar, mas sim a de criar condições de aprendizagem. Isso
significa que o professor precisa deixar de ser o repassador de
conhecimento – o computador pode fazer isso e o faz tão eficiente
quanto professor – e passar a ser o criador de ambientes de
aprendizagem e o facilitador do processo de desenvolvimento
intelectual do aluno". (VALENTE, 1993: 06).
Trabalhando com o site aprendebrasil me delicio procurando atividades que proporcionem condições de aprendizagem para meus alunos ( e lá encontro muia coisa boa!!!!). É uma ferramenta que chama a atenção dos alunos e faz com que eles fiquem mais entusiasmados. Aquela uma hora que passamos no EVAM (laboratório de informática)passa tão ligeiro e, ao mesmo tempo, conseguimos fazer e aprender tanto que eu, assim como os alunos, esperamos com ansiedade a próxima semana chegar!!!
Marcadores:
Estágio Curricular,
Seminário Integrador VIII
quinta-feira, 10 de junho de 2010
A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Quanto mais eu trabalho com crianças pequenas, mais me convenço de que a música é um ingrediente indispensável para a sua aprendizagem ( além de alegrar muito...). A minha turma está sempre cantando. Procuro ensinar tudo o que é possível através da música.Campbell; Dickinson (2000, p.147) ao comentarem sobre a inteligência musical, resumem os motivos pelos quais ela deve ser valorizada na escola:
- Conhecer música é importante.
- A música transmite nossa herança cultural. É tão importante conhecer Beethoven e Louis Armstrong quanto conhecer Newton e Einstein.
- A música é uma aptidão inerente a todas as pessoas e merece ser desenvolvida.
- A música é criativa e auto-expressiva, permitindo a expressão de nossos pensamentos e sentimentos mais nobres.
- A música ensina os alunos sobre seus relacionamentos com os outros, tanto em sua própria cultura quanto em culturas estrangeiras.
- A música oferece aos alunos rotas de sucesso que eles podem não encontrar em parte alguma do currículo.
- A música melhora a aprendizagem de todas as matérias.
- A música ajuda os alunos a aprenderem que nem tudo na vida é quantificável.
- A música exalta o espírito humano.
Nossa turma está montando um livro de rimas e paródias. Como nos divertimos com as paródias feitas pelos alunos!!!!!
Marcadores:
Estágio Curricular,
Seminário Integrador VIII
terça-feira, 1 de junho de 2010
Na Educação Infantil não existe outra forma de aprender senão brincando...
Esta semana tivemos uma reunião de pais onde fizemos várias brincadeiras com eles, a fim de mostrar o quão importante é o brincar na Educação Infantil. Foi muito gratificante ver estampado no rosto dos pais a alegria de participar deste momento junto a escola. Cada vez mais eu me convenso de que não só as crianças , mas também nós, adultos, devemos brincar mais . Devemos, enquanto pais e professores sentar no chão e brincarmos com nossas crianças, transformando este momento num momento impar onde nós adultos nos igualamos às crianças. Principalmente nos jogos, quando sentamos junto com nossos alunos Há somente jogadores e não professor e aluno!!!!!
Marcadores:
Estágio Curricular,
Seminário Integrador VIII
Assinar:
Postagens (Atom)